1ºTrimestre 2023

Mesmo com mercado moderado no início de 2023, expectativas para lançamentos de empreendimentos são positivas para ambos os segmentos, aponta indicador da Deloitte com a ABRAINC

  • Demanda e venda de imóveis residenciais no 1º tri/2023 seguem estáveis;
  • Os executivos do setor imobiliário residencial esperam aumento nas vendas para o 2º trimestre de 2023 e para os próximos 12 meses no segmento Minha Casa Minha Vida;
  • Preços seguem com a tendência de crescimento menor se comparado aos trimestres passados, mas ainda com perspectivas de alta.
  • Neste ano, o aumento nos preços tende a ser menor que o de 2022.

São Paulo, maio de 2023 – O mercado de imóveis residenciais apresentou desempenho moderado no primeiro trimestre deste ano, com demanda e vendas praticamente estáveis para ambos os segmentos: Médio e Alto Padrão (MAP) e Minha Casa Minha Vida (MCMV), é o que aponta o Indicador de Confiança do setor Imobiliário Residencial, realizado pela ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) em parceria com a Deloitte, organização com o portfólio de serviços profissionais mais diversificado do mundo. Nesta edição, a pesquisa foi realizada com 49 empresas construtoras e incorporadoras do setor imobiliário residencial, entre 10 e 20 de abril.

Após dois trimestres de altas, a expectativa para lançamentos de imóveis teve um leve recuo frente ao anterior, para ambos os segmentos. Mesmo assim, as perspectivas, no geral, seguem positivas em médio prazo (90% dos executivos pretendem lançar imóveis). O relatório aponta também que houve um recuo na expectativa geral de empresas que pretendem adquirir terrenos para futuros empreendimentos de imóveis residenciais. Diferente do observado em lançamentos, a perspectiva de aquisição de terreno do segmento de MAP foi menor frente ao trimestre anterior – 78% dos executivos pretendem adquirir terrenos.

O presidente da ABRAINC, Luiz França, acredita que, apesar do comportamento de estabilidade, o setor tem potencial para ter bons resultados ao longo do ano: “Nos últimos 10 anos, o investimento em imóveis se tornou mais vantajoso que outras aplicações financeiras. Por isto, a expectativa de valorização dos imóveis deve continuar aquecendo o mercado e atraindo novos investimentos. No geral, os empresários sinalizam que o desempenho do setor neste ano deve ser similar ao dos últimos anos”, avalia.

O levantamento usa uma metodologia diferenciada para interpretar os resultados e facilitar a leitura entre os trimestres. Desse modo, os percentuais de respostas foram transformados em notas, variando de 1 (para forte redução) a 3 (para forte aumento), e cada segmento foi classificado dentro desse padrão. As respostas dos participantes da pesquisa indicaram se houve redução, manutenção ou aumento em relação ao trimestre anterior para os itens procura, vendas, e preços dos imóveis. Além da variação do trimestre apurado, os respondentes indicam as expectativas.

Indicador de confiança do setor imobiliário residencial

“O estudo nos mostra que o mercado de imóveis residenciais está moderado no momento. Apesar de o indicador de vendas de imóveis residenciais ter registrado uma leve retração, o segmento MCMV segue se aquecendo e em processo de recuperação. As expectativas para lançamentos de empreendimentos também são boas para ambos os segmentos, o que indica que o mercado imobiliário pode continuar a se desenvolver nos próximos trimestres e continuar como um forte indutor da roda econômica no país” destaca Claudia Baggio, sócia de Financial Advisory e líder da prática de Real Estate da Deloitte.

Resultados do 1º trimestre e expectativas: 

Procura de imóveis (Nota 2,03 = Manutenção). Apesar de o trimestre não ter sido aquecido para o segmento de Médio e Alto Padrão (MAP), houve manutenção da demanda por imóveis residenciais no 1º trimestre de 2023 em relação ao anterior, o que também foi observado para o segmento MCMV. Essa manutenção, por sua vez, indica um melhor cenário que o do período anterior, quando houve retração.

Vendas (Nota 1,98 = Manutenção). As vendas de imóveis residenciais também se mantiveram no 1º trimestre de 23 frente ao período anterior, para ambos os segmentos. O segmento de Minha Casa Minha Vida aponta para expectativas de aumento, tanto em curto prazo quanto para daqui a 12 meses. Já o segmento de Médio e Alto Padrão (MAP) tem expectativas de manutenção.

Expectativas para vendas (Nota 2,15 = Manutenção). Os executivos do setor imobiliário residencial esperam manutenção nas vendas para o 2º trimestre de 2023 (nota = 2,15), e aumento nos próximos 12 meses (nota = 2,23). 

Preço de imóveis (Nota 2,48 = Aumento). Os preços de imóveis seguiram em alta no 1º trimestre de 23 e continuam com tendência de aumento. Existe a tendência de “forte aumento” apenas para daqui a 12 meses e em longo prazo – até o trimestre anterior, foi possível observar “forte aumento” também em curto prazo.

Expectativa para os preços dos imóveis (Nota 2,41 = Aumento). As expectativas para os preços dos imóveis residenciais seguem com aumento para o 2º trimestre do ano (2,41), com forte aumento para os próximos 12 meses (nota 2,78) e para os próximos cinco anos (nota 2,94).  

Índice de preços segue em crescimento e procura por imóveis apresenta leve retomada 

Esta edição da pesquisa revela que o índice de preços de imóveis residenciais continua em crescimento: no primeiro trimestre do ano foi registrado aumento de 6,3% frente ao trimestre anterior. Entretanto, o aumento nos preços, em 2023, tende a ser menor que o de 2022. O indicador do custo de construção também está menor neste início de ano frente a 2022, mas ainda segue em alta: a variação do INCC (Índice Nacional de Custo da Construção), no acumulado 12 meses até março, esteve em 8,04%.

O estudo aponta que o índice de procura por imóveis apresentou leve retomada e voltou aos patamares do 1º trimestre de 2022. Esse cenário foi possível devido à demanda mais aquecida do segmento de menor renda (MCMV), tendo em vista que o indicador de MAP teve leve retração em sua procura. O índice de vendas geral teve leve retração neste trimestre de 0,7%, pressionado pelo desempenho de vendas de imóveis do segmento de MAP, que registrou o menor índice de vendas da série histórica (-4,4%). Por outro lado, o segmento MCMV se aqueceu, recuperando os patamares do 3º trimestre do ano anterior. As expectativas para os 12 meses seguintes são de alta para MCMV e de leve recuperação para MAP. O crescimento lento da economia vem impactando o mercado e afetando as condições de financiamento, que não têm sido atrativas.

Metodologia da pesquisa 

O indicador de confiança do setor imobiliário residencial do 1º trimestre de 2023, realizado pela Deloitte, organização com o portfólio de serviços profissionais mais diversificado do mundo, em parceria com a ABRAINC, contou com a participação de 49 empresas construtoras e incorporadoras do setor imobiliário residencial, divididas nos seguintes segmentos: 24% Minha Casa Minha Vida (MCMV), 33% Médio e Alto Padrão (MAP) e 43% atuantes em ambos os segmentos. O levantamento, realizado entre 10 e 20 de abril de 2023, ouviu executivos de alto escalão (C-Level) das empresas participantes.

Sobre a ABRAINC

A ABRAINC foi constituída em 2013 para representar e fortalecer o mercado imobiliário e contribuir para o desenvolvimento sustentável do país. A entidade tem o objetivo de aprimorar o mercado da incorporação imobiliária, levar melhores produtos ao público, ampliar o financiamento aos compradores de imóveis, buscar aperfeiçoamento das relações de trabalho e a simplificação da legislação, além do equilíbrio nas relações com o Governo, empresários e consumidores. Atualmente, a ABRAINC possui 66 incorporadoras associadas, com grande relevância na economia do Brasil e atuação ativa na associação.

Sobre a Deloitte

A Deloitte é a organização com o portfólio de serviços profissionais mais diversificado do mundo, com 415 mil pessoas gerando impactos que realmente importam em mais de 150 países. Com 177 anos de história, oferece hoje serviços de auditoria, consultoria empresarial, assessoria financeira, gestão de riscos e consultoria tributária para clientes públicos e privados dos mais diversos setores. No Brasil, onde atua desde 1911, a Deloitte é líder de mercado, com cerca 7.000 profissionais e operações em todo o território nacional, a partir de 15 escritórios. Para mais informações, acesse: www.deloitte.com.br. 

A Deloitte refere-se a uma firma-membro da Deloitte, uma de suas entidades relacionadas, ou à Deloitte Touche Tohmatsu Limited (“DTTL”). Cada firma-membro da Deloitte é uma entidade legal separada e membro da DTTL. A DTTL não fornece serviços para clientes. Por favor, consulte www.deloitte.com/about para saber mais. A Deloitte é líder global em auditoria, consultoria empresarial, assessoria financeira, gestão de riscos, consultoria tributária e serviços correlatos. Nossa rede de firmas-membro, presente em mais de 150 países e territórios, atende a quatro de cada cinco organizações listadas pela Fortune Global 500®. Saiba como os 415.000 profissionais da Deloitte impactam positivamente seus clientes em www.deloitte.com  

Mais informações: 

Assessoria de Comunicação da ABRAINC: FSB Comunicação

Luciana Ferreira - luciana.ferreira@fsb.com.br - (11) 99610-6498

Marcos Araújo - marcos.araujo@fsb.com.br - (11) 9.8634-6551

Amanda Marchini - amanda.marchini@fsb.com.br - (11) 9.7080-6089

Mais informações: Assessoria de Comunicação da Deloitte: Hill+Knowlton Strategies

Bruno Nunes - bruno.nunes@hkstrategies.com - (11) 97424-9206

Nathália Santos - nathalia.silva@idealhks.com - (11) 98610-6761

Renan Schuindt - renan.schuindt@hkstrategies.com - (21) 96404-9661

Ocorreu um erro. Este aplicativo pode não responder mais até ser recarregado. Recarregar 🗙
,